Caros Educadores
Bem vindo ao novo blog AEE.
Esse é um instrumento que irá fortalecer ainda mais as relações entre DIEESP e DOCENTES no processo da FORMAÇÃO CONTINUADA, no âmbito da Educação Especial. A equipe AEE estará sempre à disposição de vocês, professores para informar, tirar dúvidas, sugerir e aceitar sugestões, etc.
Contamos com a sua participação.
Inscreva-se no nosso BLOG!
Esse é um instrumento que irá fortalecer ainda mais as relações entre DIEESP e DOCENTES no processo da FORMAÇÃO CONTINUADA, no âmbito da Educação Especial. A equipe AEE estará sempre à disposição de vocês, professores para informar, tirar dúvidas, sugerir e aceitar sugestões, etc.
Contamos com a sua participação.
Inscreva-se no nosso BLOG!
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - um novo olhar sobre a Educação Especial
O compromisso com a formação dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEES), a crença em seu potencial e a determinação do Governo do Estado em promover uma inclusão com qualidade são fundamentos que orientam a política pública de Educação Especial da Secretaria de Educação do Estado de Sergipe - SEED. Estes fundamentos são o alicerce para o atendimento aos alunos com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento a Altas Habilidades/Superdotação, visando o acesso, a permanência e a aprendizagem, em prol de sua autonomia e independência.
Por meio da Divisão de Educação Especial- DIEESP, setor responsável pela implantação e execução da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, a SEED desenvolve ações que visam promover a inserção destes alunos ao ensino regular nos 75 municípios sergipanos, oferecendo-lhes as condições necessárias para a aquisição do conhecimento e para seu crescimento como cidadão.
MATRÍCULA
Desde 2007, a matrícula de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais na rede estadual de ensino vem aumentando sensivelmente. A tendeência é que esses números cresçam, considerando que o Governo do Estado e mais 45 municípios sergipanos estão articulados para executarem de forma mais eficiente, o programa de Benefício de Prestação Continuada nas Escolas (BPC), que beneficia as pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, na faixa etária de 0 a 18 anos e cujas famílias recebem um salário mínimo mensal. O objetivo da SEED e dos municípios é fazer o encaminhamento dessas pessoas para as escolas.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
No que tange à oferta de Atendimento Educacional Especializado, vale ressaltar que até 2007, o Estado de Sergipe só havia sido contemplado com quatro (04) Salas de Recursos Multifuncionais, número este, insuficiente para atender à demanda existente na época. O Governo do Estado vem trabalhando em articulação com o Governo Federal no sentido de melhorar o atendimento pedagógico aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais, através da implantação de 27 Salas de Recursos Multifuncionais, devidamente equipadas com mobiliário e recursos pedagógicos e tecnológicos como: computadores, equipamentos elétricos, máquinas de datilografia e impressoras em Braille, livros didáticos pedagógicos, jogos educativos, entre outros, no intuito de facilitar o acesso ao conhecimento.
A melhoria do atendimento aos alunos com NEES está relacionada com a qualificação do profissional da Educação, fator determinante para que se promova uma inclusão com qualidade. Isso inclui, necessariamente, a formação continuada para docentes. Nesse ínterim, a Secretaria de Educação em parceria com o Ministério da Educação (MEC), não tem poupado esforços no sentido de viabilizar as condições necessárias para a realização de vários cursos presenciais ou a distância, que visam dotar o professor de conhecimentos teóricos e práticos, para que este possa desenvolver melhor suas atividades docentes.
No âmbito da Educação Especial, somente em 2009 forma realizados 19 cursos nas modalidades presencial e à distância. Vale ressaltar que em todos eles, as vagas foram, proporcionalmente divididas entre capital e interior, demonstrando assim, a preocupação do Governo em atender todas as Diretorias.
Assinar:
Postagens (Atom)